terça-feira, 28 de junho de 2011

O inverno e a tal da elegância

Pra mim não existe papo mais furado do que o velho e rôto: "Ai, adoooro o inverno, sabe? As pessoas ficam mais elegantes, se vestem melhor!"... É tão velho e tão gasto que eu sinto o frio passar po ele! Talvez nas páginas da Vogue e da Marie Claire isto aconteça, mas nunca vi esta tal "elegância" no metrô Sé quando os termômetros na cidade marcam seus 8ºC de manhã...


O frio na Vogue...

Eu sei, o sonho de todo brasileiro é ter neve pra brincar de fazer boneco de neve e, claro, cambalachar o trabalho. Mas com simples 12ºC, estamos todos passando um frio irritante. Quando chega aos 3ºC, começa a dar desespero, e quando, em algumas regiões, fica abaixo de zero, tem gente que literalmente MORRE de frio. E sabem por quê, cabecinhas européias? Porque aqui NADA É AQUECIDO! Não tem um restaurante, um quarto (que não seja no Hyatt ou no Hilton), uma edícula, uma caixa de sapato que seja aquecida!


Viu na revista e achou que ia dar certo...


O frio real...

O resultado disto é o que eu vejo por aí - casacos assustadores, que Deus sabe de onde vieram e o que fizeram no inverno passado, com aqueles marabus bem chinfrins em volta do capuz para dar a (falsa) impressão de se tratar de uma pele de proteção, nas cores as mais duvidosas. E tome cachecol xadrez por cima do jaquetão de nylon, gorros de lã com as padronagens mais assustadoras do pólo têxtil, e todo mundo marchando duro e mau humorado. E a elegância, gente, cadê??




Por isso eu, enquanto produtora de moda, digo com propriedade: Não acreditem em tudo que vocês lêem nas revistas! E isso vale pra tudo - desde tendências de moda às tendências de sex shop e de culinária. É como um mágico que diz que "é muito simples enfiar uma faca pela garganta sem morrer". Só que ele não mostra o truque e se você tentar sozinho em casa, vai se lascar.
Nada contra seu jaquetão, seu gorro de lã estampado, seu cachecol xadrez. Só não arrote a tal da 'elegância do inverno', porque é falta de educação. Se você for elegante, será até vestida(o) com folhas de bananeira.

Um comentário:

  1. Ei maloca, mandou bem agora!! Eu odeio o inverno e me sinto péssima, só quero ficar enroladinha num canto me aquecendo. Sabe de uma coisa, eu acho que o povo gosta do frio pq pode jogar um casacão por cima e esconder as pelancas rs! Só pode ser isso!

    bjs!

    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir