segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Perigo em Tendência: Femen

Eu avisei que ia babar e, mais uma vez, ninguém me ouviu.


Sempre achei a proposta desse Femen (Ucrânia) meio tosca. Ok fazer 1 protesto nua, chama a atenção e tal. Mas TODOS? Com lindas loiras e seus peitinhos novinhos à mostra? Me deixava sempre com a sensação de "serei capa da Playboy" por trás de cada ato de "feminismo" praticado pelo grupo, que se insurgia nos momentos mais inconvenientes.

Prontas pro close up
É só aplicar o logo da revista ali em cima e já era

Como não poderia ser diferente, o Brasil (no caso, Brazil com Z) entrou no jogo, e como não poderia ser diferente, conseguiu ser mais tosco do que o grupo pioneiro. Em sua última - e frustrante - tentativa de protesto, destruíram uma loja Marisa. Destruição e vandalismo, como se vê em qualquer partida de futebol ou apuração de escola de samba. Super femininas vocês...Só que não.
Tão femininas quanto uma torcida de futebol que perdeu o campeonato

Alguma ex-integrante que ainda não foi chamada pra ser capa de nada disse à imprensa que o grupo brasileiro não possui propostas feministas (leia aqui). O que corrobora a minha versão de que tudo não passa de uma tentativa em massa de ser subcelebridade e ter um quadro pelada no Zorra Total.


Até onde pude pesquisar - porque esse assunto me dá MUITO SONO - a "líder" do grupo brasileiro, Sara Winter já dá meio uma pinta de modelo "pin up" por aí. OU SEJA...

Sara, em atividade extra-feminista.


Diariamente, o horror se espalha entre mulheres no mundo todo, especialmente em países abandonados pelo poder público - como os países africanos e latinos, por exemplo. Lá ninguém vai dar pinta peladinha com flores na cabeça, né? Assim como também é muito fácil defender índios postando imagens no Facebook direto do iPhone 5.
Eu quero ver fazer protesto na delegacia da mulher, onde os casos - quando registrados - dão ânsia e medo até nos oficiais de justiça. Mutilações autorizadas pelo Estado (na África), situação de risco em países latino-americanos, doenças, falta de emprego, violência dentro de casa, estupradores à solta. Não vejo nenhuma das loiras peladas arregaçando as mangas pra lutar por essas causas. Eu disse mangas? OH WAIT!

E está virando um merchan que brilha os olhos daquelas adolescentes que já dão close nas webcams do mundo, mas não por uma causa, mas pelo prazer de ser fotografada nua em mídias de grande porte e não só no Facebook de algum pedófilo.




Mas não sejamos injustos. Quando neva, elas usam uma roupinha, vai!

2 comentários: